sexta-feira, 2 de julho de 2010

Sobre a Liberdade.

"A Liberdade é uma das condições mais crueis oferecidas ao homem. Junto à leveza e felicidade nela contidas, vem as dúvidas e medos. Por isso os fracos a temem. Mas os que conseguem olhar pra dentro e encontrar respostas, transformam o medo numa certeza. Quando conquistam a liberdade, jamais pode-se impedi-los de ir além."

Depois de uma longa e inacabada reflexão sobre o tema, a leitura de varios textos me permitiu escrever essa pequena passagem. Tambem reuni aqui os meus favoritos sobre a Liberdade. Vamos a eles:

"Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança." (Benjamin Franklin)

"Povos livres, lembrai-vos desta máxima: A liberdade pode ser conquistada, mas nunca recuperada." (Jean Jacques Rousseau)

"A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida." (Miguel Cervantes)

"Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí." (John Lennon)

"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles)

Um comentário:

  1. Acho que tive uma pequena contribuição nesse processo de reflexão aí!hehehe

    ResponderExcluir