segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SiSU: uma caixinha de suspresas, previsíveis...

Estranho seria se tudo corresse bem no ENEM 2010...
Gostaria de esclarecer, antes de tudo, que sou a favor do ENEM. Acho uma ótima alternativa para o vestibular, mas essa boa idéia está sendo jogada no lixo. Seria preciso anos para que o ENEM fosse apenas testado e, se tivesse sucesso, passasse a ser definitivo. Mas o que ocorreu foi muito diferente disso. A prova foi jogada goela abaixo dos estudantes, sem a menor preocupação com a opinião deles e dos professores. Agora isso não pode ser mudado. Resta ao MEC e ao INEP melhorar as condições da prova em todos os seus processos.
Em 2010, assim como em 2009, os problemas começaram cedo. Logo no primeiro dia de provas os estudantes já se depararam com cartão-resposta invertido e cadernos misturados, contendo questões repetidas e páginas em branco. Isso fez com que o nervosismo aumentasse dentro das salas, e levou os estudantes a ficarem desnorteados, apenas esperando por recomendações dos fiscais mal preparados.
Passada a prova, o gabarito demorou a ser lançado oficialmente. Houve repercussão na justiça devido aos problemas nas provas, o que atrasou mais ainda a divulgação dos gabaritos. Algumas passeatas ocorreram em todo país, mas com poucos estudantes comparecendo. Nos meses de Novembro e Dezembro foi quando ocorreu a maioria de provas dos vestibulares das universidades tanto públicas quanto privadas. E ninguém mais falou de ENEM. Todos na esperança de que agora, em janeiro, as notas fossem divulgadas com coerência, que o SiSU funcionasse perfeitamente, e que no próximo sábado, dia 22, dezenas de milhares de alunos tivessem uma boa notícia, talvez a melhor até agora na vida de muitos estudantes: Passar no vestibular.
E mais uma vez, para alguns alunos, essa notícia será adiada, pois as inscrições serão prorrogadas até o dia 20, em vez do 18, e o resultado, que sairia dia 22, será divulgado no dia 24. Tudo isso devido ao mal funcionamento do site, que não comporta o número de estudantes acessando-o e fazendo suas inscrições nas universidades.
Depois de muitas tentativas, alguns candidatos conseguem acessar o site, mas muitos encontram mais um dos problemas recorrentes no SiSU: como numa "linha cruzada", contas de outras pessoas são abertas no ato do login no sistema.
Mas não acabou. Ainda há "muito pano pra manga". A Defensoria Pública da União no Ceará anunciou que entrará com pedido de liminar nesta terça,18, para suspensão temporária do SiSU até que todos os estudantes tenham acesso ao espelho da correção da folha de respostas e aos argumentos da banca examinadora da redação. Para os que não sabem, já existe uma Ação Civil Pública que tem o mesmo objetivo: questionar a legalidade de um subitem do edital do ENEM 2010 que não permite ao candidato pedir revisão de sua redação ou vista da prova.
Cabe aos estudantes torcer para que isso não ocorra, pois irá atrasar a vida de milhões de pessoas, como nas universidades, cursos de pré-vestibular e claro, os próprios vestibulandos.
Os órgãos responsáveis devem se esforçar para que em 2011 os problemas não voltem a ocorrer, e a presidente Dilma possa dizer, com verdade, que o ENEM 2011 foi um sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário